ESTUDOS COMPROVAM A EFICIÊNCIA DA TERAPIA EMDR

O EMDR (dessensibilização e reprocessamento de movimentos oculares) é uma psicoterapia que permite às pessoas curar-se dos sintomas e do estresse emocional resultantes de perturbadoras experiências de vida. Vários estudos efetuados mediante acompanhamento da progressão da psicoterapia, mostram que, usando a terapia com EMDR, as pessoas podem experimentar os benefícios da psicoterapia que antes levavam anos para fazer a diferença.

Compreende-se que a dor emocional severa requer muito tempo para curar. A terapia com EMDR mostra que a mente pode se curar de um trauma psicológico, assim como o corpo se recupera de um trauma físico. Quando você corta a mão, seu corpo trabalha para fechar a ferida. Se um objeto estranho ou lesão repetida irritar a ferida, ela fere e causa dor. Depois que o bloqueio é removido, a cura é retomada. A terapia EMDR demonstra que uma sequência semelhante de eventos ocorre com processos mentais. O sistema de processamento de informações do cérebro se move naturalmente para a saúde mental. Se o sistema é bloqueado ou desequilibrado pelo impacto de um evento perturbador, a ferida emocional se agita e pode causar sofrimento intenso. Depois que o bloqueio é removido, a cura é retomada. Usando os protocolos e procedimentos detalhados aprendidos nas sessões de treinamento em terapia EMDR, os clínicos ajudam os clientes a ativar seus processos naturais de cura.

Mais de 30 estudos foram realizados com pacientes em terapia EMDR, cujos resultados controlados se mostraram positivos. Alguns mostraram que 84% a 90% das vítimas de trauma não têm mais transtorno de estresse pós-traumático após apenas três sessões de 90 minutos de EMDR.
Outro estudo, financiado pelo HMO Kaiser Permanente, descobriu que 100% das vítimas de trauma único e 77% das vítimas de trauma múltiplos, não eram mais diagnosticadas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) após apenas seis sessões de 50 minutos de EMDR. Em outro estudo, 77% dos veteranos de guerra ficaram livres de TEPT em 12 sessões de EMDR.

O fato é que existem pesquisas sobre a terapia com EMDR que a tornaram reconhecida mundialmente como uma forma eficaz de tratamento para trauma e outras experiências perturbadoras por organizações como a Associação Americana de Psiquiatria, a Organização Mundial de Saúde e o Departamento de Defesa.

Dadas as pesquisas efetuadas, constatou-se também, a eficiência da terapia EMDR no tratamento das memórias negativas “cotidianas”, emergindo nas pessoas baixa autoestima, sentimento de impotência, ansiedade, depressão entre outros problemas que podem ser tratados com a EMDR. Em números se tem mais de 100.000 médicos em todo o mundo que usam a terapia e milhões de pessoas foram tratadas com sucesso nos últimos 25 anos.

FONTE: EMDR Institute Founded by Francine Shapiro (www.emdr.com)





Comentários